quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mudança de comportamento dos consumidores

Consumidores passam mais tempo em casa para fugir da crise

A crise econômica fez com que a grande maioria dos consumidores mudasse de comportamento e, segundo relatório da consultoria BCG (The Boston Consulting Group), muitos deles têm passado mais tempo em casa como uma forma de evitar gastos extras e balancear o orçamento. Além disso, os consumidores estão priorizando as ofertas de valor, fazendo com que categorias associadas à saúde e bem-estar da família ganhem em preferência, enquanto aquelas de maior consumo e que podem ser adiadas perdem as preferências do consumidor. 

O relatório também indica que há uma aceleração da tendência de trading down, ou seja, a compra de produtos mais baratos em determinadas categorias, pelo consumidor. No Brasil, essa tendência foi verificada em praticamente metade das categorias pesquisadas. O sócio da BCG em São Paulo, Olavo Cunha, ressalta que famílias que melhoraram seus rendimentos nos últimos cinco anos não querem perder o status e a realização conquistados. "Essas famílias não comprarão mais indiscriminadamente produtos premium ou que ofereçam status. Comprarão seletivamente, e em poucas categorias", explica. 

O relatório indica que 90% dos consumidores de todo o mundo pretendem reduzir em 20% seus gastos com viagens, decoração, vestuário e linha branca neste ano. Em contrapartida, categorias como alimentos frescos, lácteos, café e até pequenas concessões como chocolate deverão ter as vendas estáveis ou até mesmo registrar um crescimento neste ano. 

Ainda segundo o estudo, são as mulheres que mais procuram produtos com preços menores, enquanto pessoas solteiras e casais sem filhos continuam gastando sem dar muita importância para os preços. As mulheres também são apontadas como as que mais buscam balancear o orçamento familiar nesse período de crise.

fonte: coletiva.net - 09jul09

Nenhum comentário:

Postar um comentário